Vinhos no estilo Italiano.


 

Os vinhos da Leone di Venezia são elaborados com as uvas cultivadas nos cinco hectares de vinhedos instalados no entorno da vinícola.

As mudas das videiras foram importadas dos melhores viveiristas italianos. Seu cultivo privilegia as melhores práticas agrícolas com o objetivo de obter uvas de alta qualidade e a preservação ambiental.

Estamos a 1280 metros do nível do mar. Bastante sol, mas temperaturas amenas e com significativo gradiente térmico que permite um longo período de maturação e por consequência, uma ótima concentração de açucares, polifenóis, aromas e taninos também maduros.

A condução é toda em espaldeira, com telas laterais para a proteção dos frutos contra o granizo, mas principalmente de insetos, pássaros e outros animais, quando inicia a maturação.

Na vinificação nos inspiramos em protocolos italianos e métodos que resgatam a tradição, mas com a mínima interferência nos processos.

Afim de preservar ao máximo as características de nossos vinhos, não são estabilizados e nem filtrados. Alertamos em todos rótulos que eventual aparecimento de sedimentos é absolutamente normal.

 


 

Espumante

Pregiato

Vinho Branco Espumante.

Uvas: Base composta principalmente com as uvas Grechetto e Vermentino.

Método: Charmat.

Brut

Teor Alcoólico: 2.0 %

Cor: De belíssima tonalidade amarelo esverdeado, límpido e muito atraente.

Perlage: Fina e persistente atesta a qualidade das fermentações.

Aroma: Remetem a frutas tropicais e cítricas, com delicadas notas florais.

Paladar: Na boca revela frescor e boa estrutura com acidez viva e equilibrada. Notas de frutas brancas, amêndoas e um leve toque mineral. Um vinho com frescor e fluidez.

Informações Gerais: Cada variedade foi vinificada em pureza sempre em tanques de aço inox com controle de temperatura. O blending buscou harmonizar, integrar e valorizar as características de cada variedade.

Harmonização: Acompanha peixes, carnes brancas, risotos e massas com molhos suaves. Para celebrar eventos ou comemorações.

Consumir preferencialmente: 5 a 7º C

ROSÉ

rosato sangiovese

Vinho Rosé.

Uvas: Sangiovese

Teor Alcoólico: 13.0 %

Cor: Rosado claro com leve luminosidade.

Aroma: No nariz apresenta-se bastante frutado, onde se destacam cereja e maçã vermelhas.

Paladar: Sua estrutura é leve mas plena, onde se destacam também frutas vermelhas maduras, taninos elegantes e uma sutil mineralidade. Acidez vibrante mas equilibrada, que remete ao frescor dos vinhos rosados da Toscana.

Informações Gerais: Colhidas em meados de Março, após o desengace, os grãos repousaram por 12 horas antes da prensagem. O mosto flor fermentou durante 10 dias com temperaturas controladas.

Harmonização: Harmoniza com carnes brancas e frutos do mar ou como um elegante aperitivo.

Consumir preferencialmente: 12 a 14º C

Vinhos Brancos Varietais

 

 

Gewurztraminer

Apresenta cor amarelo palha com delicados reflexos dourados. As condições climáticas da altitude (1280m) e o diferencial térmico entre o dia e a noite, permitem que seus aromas se revelem exuberantes, onde se destacam lichia, pétalas de rosa, peras brancas e mel. Na boca apresenta-se aveludado, elegante e fresco com a persistência destacada dos aromas. Um final longo e frutado encerra com nuances de amêndoas.

Álcool: 13,4

Harmoniza com frutos do mar, peixes de sabor suave como o linguado, risotos e cozinha oriental.

 

GARGANEGA

Vinho Branco Fino Seco

Uvas: Garganega.

Teor Alcoólico: 13.6 %

Cor: Amarelo dourado.

Aroma: Seus aromas elegantes com notas de damasco seco, cítricos, abacaxi em calda e baunilha.

Paladar: Apresenta boa estrutura e equilíbrio, com notas frutadas, pimenta branca e baunilha, revelando sua passagem por carvalho. Seu frescor e acidez também permitem muitas possibilidades gastronômicas.

Informações Gerais: Uvas originárias da Região de Verona, onde produz o vinho DOCG SOAVE, foram colhidas no final de abril, seu mosto foi fermentado em barricas de carvalho novas, onde permaneceu por 3 meses junto aos fermentos e “batonagens” a cada três dias. A fermentação malolática realizada dentro das barricas ajudou a revelar um elegante amanteigado e uma complexidade sabores.

Harmonização: Peixes e frutos do mar, carnes brancas e massas.

Consumir preferencialmente: 14 a 16º C

 

Vinhos Brancos Assemblagem

RIALTO

Vinho Branco Fino Seco

Uvas: Grechetto, Vermentino, Verdello e Gewurztarminer,.

Teor Alcoólico: 13.5 %

Cor: Coloração amarela com reflexos dourados.

Aroma: Seus aromas destacam frutas brancas e especiarias

Paladar: Apresenta boa estrutura, acidez viva e equilibrada, com notas de pera, maçã verde, abacaxi e amêndoas. Um vinho vibrante, cheio de texturas, com mineralidade e frescor.

Informações Gerais: Cada variedade foi vinificada em pureza sempre em tanques de aço inox, com controle de temperatura. O blending buscou harmonizar, integrar e valorizar as características de cada variedade

Harmonização : Pratos a base de peixes, carnes brancas, risotos e massas com molhos suaves.

Consumir preferencialmente: 12° a 14º C

Vinhos Tintos Varietais

SANGIOVESE

Vinho Tinto Fino Seco

Uvas: Sangiovese

Teor Alcoólico: 13,5%

Cor: Um leve vermelho rubi.

Aroma: Boa intensidade aromática, onde se destacam frutas vermelhas mescladas com notas de cerejas, ameixas, algo de tostado e especiarias que destacam a leve passagem em carvalho, resultando num conjunto complexo de aromas.

Paladar: Corpo médio, mas com boa estrutura, elegante e harmônico. Na boca, além de frutas maduras, revela especiarias, café e chocolate. Taninos ainda vivos, mas maduros e um longo e harmonioso final de boca, no estilo dos Sangioveses toscanos.

Informações Gerais: A uva sangiovese, originaria da toscana teve ótima adaptação em São Joaquim a 1280 metros de altitude, cultivada na Leone di Venezia.

As uvas foram colhidas em meados de abril, com ótima maturação e sanidade, vinificadas em pureza por 11 dias. Após a malolática, o vinho permaneceu oito meses em barricas de carvalho de segunda passagem.

Harmonização: Harmoniza com assados de carnes leves, molhos suaves, lasanhas e queijos.

Consumir preferencialmente: 17 a 19º C

mONTEPULCIANO

Vinho Tinto Fino Seco

Uvas: Montepulciano

Teor Alcoólico: 14.5 %

Cor: Um vermelho purpura intenso com reflexos violáceos vivos.

Aroma: No complexo leque aromático destacam-se frutas em calda mescladas com notas de ameixas secas, trufas e especiarias que harmonizam com o carvalho, num elegante conjunto de aromas.

Paladar: Na boca revela ótima estrutura e corpo com evolução de sabores terciários evidenciando pimenta preta, baunilha, notas balsâmicas e chocolate amargo, alcançadas na passagem em barricas. Final de boca longo com especiarias e taninos intensos, mas macios.

Informações Gerais: A uva Montepulciano, originaria de Abruzzo na Itália teve ótima adaptação em São Joaquim a 1280 metros de altitude, cultivadas na Leone di Venezia.

As uvas foram colhidas super maduras no início de maio, vinificadas em pureza com fermentação de 13 dias, com controle parcial da temperatura. Após a malolática, permaneceu 14 meses em barricas de carvalho francês e americano.

Harmonização: Harmoniza com pratos que utilizam molhos fortes ou picantes e assados com carnes gordas ou de caça.

Consumir preferencialmente: 16 a 18º C

REFOSCO DAL PEDUNCOLO ROSSO

Vinho Tinto Fino Seco

Uvas: Refosco dal Peduncolo Rosso.

Teor alcoólico: 14%

Cor: Rubi profundo.

Aroma: Intenso, com notas de amoras selvagens e frutas vermelhas, café tostado e couro.

Paladar: Corpo pleno, untuoso, ligeiramente tânico, sápido, destaca notas de frutas passas, coco tostado, cassis e especiarias.

Informações gerais: Variedade exigente e peculiar, esta uva originária do Friuli e Veneto Italianos, expressa na altitude dos vinhedos da Leone di Venezia (1280m) toda a sua potencialidade.

As uvas colhidas com ótima maturidade tiveram a fermentação com

longo período de maceração com as cascas. Após a fermentação malolática repousaram por 18 meses em barricas novas de carvalho francês e americano. Vinho absolutamente particular e com características únicas.

Harmonização: Pratos com molhos fortes e picantes, carnes com gosto intenso, caça e queijos com longa maturação.

* Decantar/Arear cerca de duas horas.

Consumir preferencialmente: 16 a 18º C

Vinhos Tintos Assemblagem

 

 

PALAZZO DUCALLE

Vinho Tinto Fino Seco

Uvas: Sangiovese, Nero d´Avola, Primitivo e Rebo.

Teor Alcoólico: 13.5%

Cor: Rubi com reflexos violáceos.

Aroma: No complexo leque aromático destacam-se frutas vermelhas e especiarias.

Paladar: Na boca revela uma estrutura média, mas com personalidade onde se destacam frutas vermelhas e ervas finas. Uma acidez presente muito bem equilibrada com os taninos e o final de boca longo e harmônico.

Informações Gerais: Elaborado com a assemblagem de quatro uvas italianas, integra a Sangiovese, como a maior participação, a Nero D´avola, Primitivo e Rebo. Todas uvas depois de atingir seu ponto máximo de maturidade foram fermentadas individualmente, sempre em tanques de inox. Os vinhos foram integrados após a malolática sem nenhuma passagem por carvalho. Resultou num vinho jovem, frutado, fresco, elegante e com propriedades bastante gastronômicas.

Harmonização: Harmoniza com pratos a base de aves, suínos e massas.

Consumir preferencialmente: 16 a 18º C

 

PALLADIO

Vinho Tinto Fino Seco

Uvas: Montepulciano, Refosco dal Peduncollo Rosso, Rondinella e Aglianico.

Teor Alcoólico: 14.0%

Cor: Rubi purpura intenso.

Aroma: Complexos, destacando frutas vermelhas, ameixa seca e baunilha.

Paladar: Na boca tem muita estrutura e corpo, com taninos potentes e maduros.  Evolução de sabores terciários evidenciando especiarias, baunilha, notas balsâmicas, chocolate amargo e coco tostado. Um vinho pronto para beber, mas com estrutura que possibilita um longo tempo de guarda.

Informações Gerais: As uvas colhidas em meados de abril ao início de maio, todas vinificadas em pureza. A assemblagem foi feita após a fermentação malolática de todos os vinhos buscando muita estrutura, corpo e  personalidade forte, maximizando a potencialidade de cada cultivar. Estagiou por 18 meses em barricas de carvalho.

Harmonização: Pratos que utilizam molhos fortes ou picantes e assados com carne gordurosa.

Consumir preferencialmente: 16 a 18º C